sábado, 4 de outubro de 2008

Texturas

Amplamente aplicadas em imóveis residenciais e comerciais, as texturas ganharam espaço e fazem parte, atualmente, da maioria dos projetos de decoração do País.

Em apenas uma década, os acabamentos texturados alcançaram a preferência no acabamento de paredes e caíram no gosto de profissionais da decoração e dos consumidores finais. O aumento de sua utilização foi tanto que, hoje, esses produtos fazem parte do portfólio de praticamente todas as indústrias de tintas e são utilizados em todos os tipos de imóveis (residenciais, escolares, comerciais. escritórios etc.).
Entende-se como textura o elemento visual criado pela diferenciação dos materiais de acabamentos fixados em determinados planos espaciais cuja importância se quer destacar. Assim, durante a História, principalmente das fachadas dos prédios, pode-se ver os diferentes elementos escolhidos para caracterizar uma construção, desde os mármores, pedras, mosaicos, caiações generalizadas, massas e rebocos engrossados com grânulos de areias, pedriscos, entre outros, formando uma imensa gama de texturas visuais cujas características procura-se até hoje copiar, pois perfazem um mix de elementos construtivos que marcaram as mais diversas civilizações do mundo.
Com a evolução dos tempos, além das pedras, mosaicos, grânulos de areia e pigmentos agregados ao revestimento de massa nas paredes, pede-se mais uma informação visual: o envelhecimento natural desses materiais, cuja idade poderia ser classificada como elemento característico de tradição, de elementos clássicos, cujo conceito caracterizava o poder das classes sociais abonadas, de importância social e de bom gosto.
A História mostra a importância da evolução de tais texturas de materiais diversos, modificando o visual arquitetônico nas mais diversas culturas e civilizações, transformando-se a cada tempo, espaço e lugar. “Mesmo nas mais simples culturas, as texturas puderam ser identificadas através dos diversos sistemas construtivos criados pela mão-de-obra artesanal por meio do reboco das paredes, classificandas como elementos rústicos, baratos e simples”, analisa a arquiteta e decoradora Ana Maria Wey.
Diante da mescla de culturas, Ana Wey avalia que a textura acompanha tudo o que existe dentro do visual dos espaços, pois cada relevo é tratado diante do volume, espaço, cor luminosidade incidente sobre ele, enriquecendo os planos e deixando a sensação de criatividade, remetendo a culturas de outrora e com um leve toque de originalidade.
Como exemplo, Ana Wey cita a rusticidade das texturas e rebocos que marcam a história italiana e os relevos de massa com pinturas de escova, da luminosidade das construções gregas, além das construções do Mediterrâneo. Ela destaca as texturas das antigas construções greco-romanas, tão características das pedras, mosaicos e mármores travertinos, hoje reproduzidos fielmente pelas texturas.
“As texturas deram ao especificador e construtor a possibilidade da volta ao passado com muito mais possibilidades de recursos de cores e tonalidades, tornando a criatividade uma forte aliada ao bom resultado arquitetônico do prédio, com alto grau de durabilidade e conservação das paredes. Portanto, um acabamento bom, bonito, original, com baixo custo, qualidade e durabilidade”, defende Ana Wey.
PopularizaçãoA partir da década de 1980, as indústrias, focadas em lançamentos especiais, começam a produzir texturas misturadas com granilite, grânulos de pedras, mica brilhante, vidros etc, cujas características traziam um alto grau de resistência e davam às fachadas um novo elemento, semelhante à pedra, que davam um novo visual às construções.
Mais tarde, as texturas das paredes aparecem atraídas, ainda, pela demanda dos arquitetos na procura de novos elementos, surgindo os rolos com relevos diversos que criam desenhos nas paredes, rolos mais grossos e os de espumas, mais lisos, rolos de cerdas de cordas, as escovas etc. As texturas de massa, aplicadas às paredes, com diversos tipos de componentes, criam os efeitos escovados, trinchados, espumados, porosos, reboco grosso, rústico, pintados, travertinos, sttucatto, entre outros, que podem mudar de cor quando se aplica um reagente, ou que podem ser recobertos com a cor que se deseja.
“Com isso a vida do arquiteto foi muito facilitada. As texturas passaram a ser escolhidas dentro de uma enorme gama de cartelas de cores, de forma normal, com muito mais categoria, dentro do antigo conceito que acompanha a textura na arquitetura, resultando num processo enriquecedor da construção final de qualquer edifício”, entende Ana Wey. E completa: “Hoje, as texturas fazem parte da escolha de decoração de qualquer construção, seja numa só parede, numa fachada, seja somente em determinadas colunas, mas sempre estão presentes num projeto arquitetônico, pois os profissionais sabem que tal elemento veio para enriquecer seus projetos, trazendo originalidade e elegância às construções.”
ConceitoAssim como em obras sofisticadas, os acabamentos texturizados foram também impulsionados no início da década de 1980 pelas obras conhecidas como populares, pois as fachadas dessas obras não eram muito uniformes e necessitavam de um acabamento que, ao mesmo tempo, protegesse, colorisse e disfarçasse esses defeitos da superfície.
Segundo o químico industrial Éder Pereira da Silva, o produto desenvolvido na época era um tipo de massa acrílica branca não acabada e necessitava de uma tinta de acabamento. Sua aplicação convencional era feita com um rolo de espuma especial, próprio para texturar, o qual é usado até hoje. “O efeito obtido é do tipo ‘salpicado’, formando pequenas pontas por toda a superfície aplicada.”
Após essa fase, alguns fabricantes de tintas desenvolveram produtos que consistiam em uma massa, normalmente de base acrílica aditivada com pequenos grãos de quartzo com os quais se conseguia um efeito decorativo, que disfarçava também pequenos defeitos da superfície.
Atualmente, as texturas disponíveis no mercado variam de mais finas a mais grossas, com ou sem grãos de quartzo, mais ou menos resistentes, e que podem ser tingidas no próprio ponto-de-venda, dependendo da forma como serão utilizadas. A variação do tamanho dos grãos (quartzo e/ou dolomita) utilizados em cada textura proporciona efeitos diferentes de acabamento e, de maneira geral, quanto maior o tamanho desses grãos maior a rugosidade da textura. “Hoje, os produtos já são acabados (não necessitam de tinta de acabamento sobre eles), possuem repelência a água, grande opção de cores, além de uma grande resistência às agressões do tempo (chuva, sol, maresia)”, destaca Éder Pereira.
Aplicação e criatividadeNa opinião de Ana Wey, a textura, tanto em mobiliário, adornos ou em planos maiores, como paredes e fachadas, precisam ser homogêneas, sem exagero, sem formar elementos repetitivos, pois se distanciam do visual artesanal e devem tentar imitar um elemento construtivo da antiguidade. “Sua aplicação deve trazer a sensação agradável de movimento, classe e originalidade, destacando, com sua aplicação, a importância da construção.”
Para a arquiteta, as texturas devem ser trabalhadas de acordo com a criatividade de cada um, porém com o cuidado de escolher um só elemento, textura grossa ou fina, para todo ambiente especificado, sem misturas dentro de um só espaço, pois seria desvalorizado, um ou outro, se vistos juntos.
“Para que possamos destacar um espaço devemos escolher a textura adequada diante dos conceitos: é uma casa mais rústica? Está na praia? É uma residência mais descontraída, mais esportiva? A escolha recai sobre as texturas mais grossas e mais relevos. Já se estamos diante de elementos mais urbanos, das construções de montanhas, dentro da cidade, mais clássicas, mais sofisticadas, devemos escolher texturas mais finas, homogêneas, como a civilização pede”, orienta Ana Wey.
No exterior das construções as texturas são muito bem vindas, observa a arquiteta, criando uma visão de revestimento real, trazendo a sensação de solidez, pois imitam revestimentos, como pedras. “Assim, tanto as texturas mais grossas ou mais finas podem ser utilizadas na totalidade da construção, respeitando-se os conceitos de rusticidade ou sofisticação da cidade. Tudo é uma questão de conceito que o arquiteto quer dar a seu projeto.”
Para Roberto Cimino, sócio do escritório Cimino & Scheibel Design e Arquitetura, os diversos tipos de texturas (mais grossas ou finas) devem ser trabalhados para serem adequados às expectativas do resultado tanto estético como funcional de cada projeto e as razões para a utilização se fundem com as expectativas do profissional especificador, onde a chave é o estilo desejado. “A gama de opções de acabamento é muito grande e as texturas entram como mais uma ferramenta de trabalho para os profissionais que cada vez mais estão antenados com o mundo onde a busca por emoções geradas por revestimentos de textura nos remete à natureza das superfícies do solo, das rochas e também das edificações do Velho Mundo.”
Ana Wey concorda: “As texturas hoje fazem parte essencial dos elementos de acabamento passíveis de escolha, diante do universo de materiais que formam as tabelas de acabamentos dos projetos arquitetônicos da construção civil brasileira”. Para ela, antigamente, a pintura era essencial, mas havia poucos recursos e as cores básicas estavam limitadas, com as texturas feitas sobre a escolha de elementos de revestimentos cerâmicos, pedras ou pastilhas. “Hoje, as texturas participam dos elementos com igualdade diante de todos, oferecendo variedade, riqueza de aplicações e durabilidade, com custo reduzido diante dos outros elementos, trazendo um excelente resultado de originalidade e sofisticação, podendo ter cores variáveis que a natureza não pode oferecer. Uso a textura em meus projetos quase que sempre. Gosto de dar às minhas obras a alegria das cores que elas trazem, além da sofisticação e originalidade, com um forte elemento agregado a tudo isso.”
GUIA DE FORNECEDORES
ArquiplastUma das texturas da Arquiplast, o Astrale, é um revestimento pétreo, impermeável, formulado com resina acrílica e produzido à base d'água, o que o torna o produto não poluente. Indicado tanto para interiores quanto para exteriores, o revestimento pode ser produzido em qualquer cor e ainda receber um gel envelhecedor, quando se deseja dar um efeito ainda mais personalizado.
BonaBonarte Textura Acrílica é um produto desenvolvido com base nas texturas italianas, tendo como resultado efeitos totalmente diferentes e únicos aos ambientes decorados, com aspectos harmoniosos e sofisticados, segundo o gerente de marketing Álvaro Tadeu Pereira. Está disponível nos acabamentos Lisa, Design e Riscado, e suas aplicações podem ser feitas com a utilização de equipamentos como desempenadeira, espátula, rolo de espuma, escova ou outro tipo de acessório necessário para obtenção do desenho planejado para a decoração final do ambiente.
BrasiluxAs texturas Brasilux se encontram em três formas e acabamento: Textura Lisa, Design e Brasiatto, que são produtos modernos que associam beleza às características de resistência, durabilidade, higiene, com propriedade antialérgica. Os três produtos podem ser encontrados em milhares de cores no Sistema Brasimix.
CoralQuatro produtos compõem o portfólio de texturas da Coral: Textura Acrílica Coral (proporciona diversos efeitos decorativos em relevo), Texturizado Design (efeito decorativo sofisticado e moderno, com acabamento levemente arenoso), Texturizado Liso (cria nas paredes diversos efeitos decorativos, de acordo com o equipamento/ferramenta utilizado e conforme a imaginação do aplicador) e Texturizado Rústico (permite a obtenção de diversos efeitos, sendo mais comum o efeito arranhado, com riscos em baixo relevo).
CristalColorA linha de texturas Cristalcolor tem sido recebida como complemento fundamental para os mais diferenciados tipos de acabamentos artísticos. A versatilidade de criação de acabamentos revela sensações, sentimentos, informa Roberto Gabrielli, gerente comercial. “A linha de textura, além dos benefícios de proporcionar efeitos decorativos modernos, pode disfarçar imperfeições das paredes. A Textura Cristalcolor não contém grãos, o que permite um acabamento suave e dispensa o uso de massa fina nas paredes de alvenaria”.
EucatexA linha Premium das Tintas Eucatex conta com três opções em texturas acrílicas: Riscada, Desenho e Lisa. Está disponível em galão (3,6 litros) e lata (18 litros). Eucatex Textura Riscada e Eucatex Textura Desenho trazem a característica de hidrorrepelência ao acabamento. A Eucatex Textura Lisa não contém grãos em sua composição. Cada textura realça um tipo de acabamento sofisticado e marcante. De cor branca, elas estão disponíveis também no sistema Eucatex E-Colors.
FuturaA Tintas Futura Super possui três tipos de texturas: lisa, média e rústica, fabricadas em diversas cores. No geral, as três versões são utilizadas em ambientes internos e externos, disfarçando imperfeições. Além disso, todas possuem um exclusivo componente que as tornam hidrorrepelentes, impedindo que a água penetre na textura e, portanto, protegendo a superfície que foi aplicada. A Textura Lisa é mais clássica, para efeitos suaves (não contém nenhuma gramatura de pedras). Já a Textura Média contém gramatura de pedras bem finas. E a Textura Rústica é contemporânea, nobre e para efeitos riscados (com gramaturas de pedras de malha 10, que criam os riscos dos efeitos decorativos).
GranilitaGranilita Tintas e Revestimentos, empresa especialista na fabricação de texturas acrílicas e demais complementos para aplicação em fachadas externas ou internas, traz em sua linha os produtos Granstone, Granobre Especial e Grantexita, acabamentos neoclássicos para empreendimentos de alto padrão. Disponível em mais de 300 cores, este material confere à fachada, além de beleza, a proteção contra intempéries.
HydronorthA Hydronorth está lançando sua mais nova linha de texturas decorativas: o novo Graffiato Premium nas versões: Riscado, Arte e Liso. O produto está disponível em 25 tonalidades, dentre elas o Preto Ônix, com partículas especiais que proporcionam efeito sofisticado e brilho diferenciado, além de outros tons intensos como o vermelho-graffiato, azul-intenso, laranja, verde-limão e o chocolate.
Complementando a linha Graffiato Premium, chega ao mercado também o Gel de Efeitos Especiais e Envelhecimento, em embalagem metálica (quarto 0,8l), na tonalidade natural, podendo ser tingida em cores claras ou escuras a partir de qualquer bisnaga ou colorante de mercado.
IbratinO Permalit Progettato da Ibratin é um revestimento texturado à base de emulsão acrílica estirenada, minerais inertes, hidrocarbonetos alifáticos, glicóis e tensoativos etoxilados e carboxilados, pigmentos isentos de metais pesados. O produto é indicado para uso externo e interno.
IrajáTexturado Riscado, Designer e Liso são os produtos da Irajá formulados à base de polímeros acrílicos, cargas minerais e hidrorrepelentes. Segundo o departamento de arketing da empresa, apresentam alta durabilidade, resistência a intempéries e são altamente decorativos. Indicados para ambientes internos e externos, tais como reboco, superfícies pintada, concreto etc.
LukscolorA Lukscolor possui uma completa linha para acabamentos texturizados: Luksarte Textura Acrílica Ateliê, Luksarte Textura Acrílica Creative, Luksarte Textura Acrílica Graf, Luksarte Textura Acrílica Remov Fácil (Nas versões Ateliê, Creative e Graf), LuksGel Envelhecedor, Fundo Especial para Texturização e LuksGlaze.
MatesicaOs tipos de texturas produzidos pela Matesica são: Novicril Textura Rústica (casca de árvore grossa, média e fina) - ref. 655, 654, 653, 652 e 651, Novicril Textura Média com Quartzo - ref. 155, Novicril Textura Fina sem Quartzo - ref. 160, Flexacrílico Textura Flexível sem Quartzo - ref. 379 e Gel y Cor - Gel de Envelhecimento - ref. 602. As texturas Matesica das linhas Novicril e Flexacrílico são envasadas em embalagens metálicas (latas e galões) e em outras embalagens mais econômicas, como barricas, sacos plásticos valvulados e caixas de papelão.
MaxicronOs revestimentos mais procurados da Maxicron são as texturas (interna e externa) e o Maxigraf (efeito arranhado), por proporcionar formas criativas, ter fácil aplicação e ótima resistência, além de embelezar e proteger ambientes residenciais e comerciais. Além dos revestimentos, a Maxicron oferece as linhas de massas, tintas acrílicas, seladores e fundos, esmalte/verniz e impermeabilizantes.
PPG Tintas RennerA PPG Tintas Renner desenvolveu uma linha com 19 tipos de revestimentos texturizados (interiores e exteriores), que oferece várias opções de revestimentos para inúmeros efeitos decorativos: rústico, riscado, granulado, travertinos, entre outros. São as texturas Parma, Livorno, Asti, Genova, Firenze, Ferrara, Torino, Áquila, Ravenna, Venezia, Napoli, Siena, Macerata, Verona, Novara, Adornare Milano, Acrílica, Quartzo e Veneto. O produto pode ser aplicado de diversas maneiras: tingido na cor desejada, na cor branca e pintado com acabamento escolhido na cor desejada, na cor branca ou efeito envelhecido com aplicação Adornare Gel (interiores).
RealA Tintas Real vem se destacando a cada ano com toda sua linha de produtos, principalmente com a linha de revestimentos, onde o Real Graff e a Real Textura Hidrorrepelente têm sido usadas e aprovadas pelos melhores pintores do Brasil, de acordo com a diretoria da empresa, sendo hoje uma marca já consolidada como produto de qualidade.
Sherwin-WilliamsTrês produtos compõem a linha de texturas da Sherwin-Williams: Metalatex Texturarte (com partículas de mineral cristalino, permitindo três tipos de acabamentos: riscado e relevo, indicados para ambientes externos e internos; e acabamento liso, indicado para ambientes internos), Metalatex Textura Acrílica (produto levemente encorpado com propriedades de resistência e que proporciona belo efeito decorativo em superfícies de alvenaria, blocos de concreto ou reboco) e Novacor Parede Textura Acrílica (com fórmula à base de emulsão acrílica modificada, apresentando alta consistência e resistência à abrasão).
SulanA Sulan disponibiliza ao mercado em sua linha Premium em três opções de acabamento: Textura Acrílica Lisa e os Texturattos Sulan Clássico e Rústico. Como complemento a empresa oferece o Gel Decorativo, que permite um acabamento de envelhecimento ou manchado. Todos os produtos estão disponíveis ainda pelo Sistema Gallery of Colors da Tintas Sulan e em quatro embalagens: barricas de 50 kg, latas de 18 litros, galões de 3,6 litros e quartos de 0,9 litro.
SuvinilHá quatros produtos da linha Texturatto da Suvinil. São eles: o Classic, Marmoratto, Renaissence e Originalle. O Classic, o Originalle e o Renaissance são mais populares e podem ser aplicados tanto em ambientes internos como externos. Já a tinta Texturatto Marmoratto é um pouco mais sofisticada e a mais nova do mercado, podendo ser aplicada somente na parte interna.
TerracorA Terracor dispõe da Terracor Originale (requinte com rusticidade; lembra a pintura de antigas vilas italianas e de casas da região provençal da França), Terracor Terracal (criada com finalidade de produzir o efeito visual de caiação, resgatando a aparência, a transparência, o manchamento, o envelhecimento e o toque aveludado da cal) e Terracor Stone (desenvolvida para recriar efeitos de fachadas de prédios históricos, como castelos, igrejas e museus da Europa; recria o efeito de pedras nobres, revestindo com uma elegância levemente rústica).
UniversoA Textura Acrílica Universo está disponível em três tipos: rústica, média e lisa. As duas primeiras são ideais para ambientes externo e interno, contendo adição de cristais de quartzo, e são hidrorrepelentes. A textura lisa é mais indicada para ambientes internos, não possui cristais de quartzo e proporciona efeitos leves e suaves. Para complementar a textura e dar cor é possível aplicar o Gel Decorativo.
Universo, que também proporciona efeitos diferenciados e está disponível nas cores vermelho escarlate, pérola, flamingo, verde musgo, incolor, amarelo canário, verde primavera, concreto e azul mar. A Textura Acrílica Colorida Universo também está disponível em estilo rústico, médio e liso, nas cores anis, gelo, amarelo, creme, erva-doce, pêssego, pistache, azul-universo.
Van BlasterA Van Blaster fabrica 11 tipos de texturas de alta resistência, dentre as quais se destacam o Vangraffi e o Granffino, que são de baixo relevo e média camada. Proporcionam acabamento rústico com aparência arranhada. Já o Evidence possui alto relevo e média camada, com grande poder de enchimento.

retirado de : show de pinturas

Nenhum comentário: